terça-feira, 18 de outubro de 2011

Aula nº 7 ,8 e 9: "PERIODO REGENCIAL"

Escola Estadual 24 de Outubro
Disciplina: Historia
Estagiária: Taiana dos Santos

Plano de Aula


Tema: Período Regencial  
Serie: EJAF 4º CICLO
Tempo de aula: 50 min.


Conteúdo:
·         A instabilidade Política
·         A origem dos Conflitos
·         Os partidos Políticos
·         A pequena descentralização
Competências:
·         Expor o período na historia do Brasil que vai de 1831 com a renuncia de D. Pedro I a 1840 com a coroação de D. Pedro II
·         Narrar o poder adquirido pelos deputados e senadores durante o período regencial
·         Delinear porque o período regencial ficou conhecido como um período turbulento em nossa historia com tantas revoltas regionais
Habilidades:
·         Entender o interesse dos partidos da regência
·         Identificar o unitarismo e o federalismo no contexto regencial
·         Conhecer o ato adicional como uma pequena descentralização do poder para a Assembléia Provincial
Metodologia:
Aula expositiva
Recursos didáticos:
·         Lousa e giz

Avaliação:
·         Dar-se-a a partir da observação e participação dos alunos nos debates considerando a maturidade em relação ao tema abordado após a aula
·         Assim como em exercício escrito para ser discutido em sala de aula

Referencias Bibliografias
FIGUEIREDO, Regina. VIEIRA, Maria das Graças. EJA Educação de Jovens e Adultos. Volume Integrado 4º ciclo. Editora Ática
Referencia Complementar

SCHMIDT, Mario Furley. Nova Historia Critica. 7ª Serie. Editora Nova Geração. 2006.
fonte:google

Escola Estadual 24 de Outubro
Disciplina: Historia
Estagiária: Taiana dos Santos

Plano de Aula


Tema: Período Regencial  
Serie: EJAF 4º CICLO
Tempo de aula: 50 min.


Conteúdo:
·         Guarda Nacional
·         A Cabanagem
·         A Balaiada
Competências:
·         Delinear a Guarda Nacional como espécie de policia do período regencial que só participavam proprietários de terra visando seus próprios interesses
·         Narrar a Cabanagem como revolta do Grão-Pará que teve apoio de membros do clero e do partido liberal exaltado durante a regência brasileira
·         Expor a Balaiada como revolta no interior do Maranhão que utilizava táticas de guerrilhas tendo como lideres homens simples do povo
Habilidades:
·         Entender por que a Guarda Nacional se dizia responsável pela ordem do pais
·         Conhecer a Cabanagem como movimento de cabanos do Grão-Pará que se revoltava contra o governo central
·         Identificar a Balaiada um dos movimentos no império de grande participação popular
Metodologia:
Aula expositiva
Recursos didáticos:
·         Lousa e giz

Avaliação:
·         Dar-se-a a partir da observação e participação dos alunos nos debates considerando a maturidade em relação ao tema abordado após a aula

Referencias Bibliografias
FIGUEIREDO, Regina. VIEIRA, Maria das Graças. EJA Educação de Jovens e Adultos. Volume Integrado 4º ciclo. Editora Ática
Referencia Complementar

SCHMIDT, Mario Furley. Nova Historia Critica. 7ª Serie. Editora Nova Geração. 2006.
fonte:google


Escola Estadual 24 de Outubro
Disciplina: Historia
Estagiária: Taiana dos Santos

Plano de Aula


Tema: Período Regencial  
Serie: EJAF 4º CICLO
Tempo de aula: 50 min.


Conteúdo:
·         A Sabinada
·         A Revolução Farroupilha (1835-1845)
·         O regresso conservador
Competências:
·         Expor a sabinada como revolta baiana no período regencial brasileiro no período regencial brasileiro
·         Narrar a revolução farroupilha como revolta de maior durabilidade e resistência na regência contra o governo central
·         Delinear porque o regresso conservador teve tanta importância para os latifundiários
Habilidades:
·         Conhecer a Sabinada como revolta na regência que seguia ideais franceses de igualdade liberdade e fraternidade e por isso contou com uma grande participação escrava
·         Identificar na Revolta Farroupilha entre outros o desejo de aumento das taxas alfandegárias no preço internacional do charque
·         Conhecer o golpe da Maior Idade como medida tomada pelos grande latifundiários como forma de estabelecer novamente a ordem para o império Brasileiro
Metodologia:
Aula expositiva
1º Momento: Será exposto o assunto de forma verbal e ao mesmo tempo livre para o alunato demonstrar seu conhecimento a priori do assunto
2º Momento: Será feito uma breve apresentação dos alunos em relação ao tema pesquisado por eles e debatido em sala de aula sobre as Revoltas na Regência  
Recursos didáticos:
·         Lousa e giz

Avaliação:
·         Dar-se-a a partir da observação e participação dos alunos nos debates considerando a maturidade em relação ao tema abordado após a aula
·         Assim como pontuação em relação aos temas pesquisados extra-classe dentro do assunto abordado em sala de aula

Referencias Bibliografias
FIGUEIREDO, Regina. VIEIRA, Maria das Graças. EJA Educação de Jovens e Adultos. Volume Integrado 4º ciclo. Editora Ática
Referencia Complementar
SCHMIDT, Mario Furley. Nova Historia Critica. 7ª Serie. Editora Nova Geração. 2006.
 
fonte: google
Combate: Revolução Farroupilha

TEXTO COMPLEMENTAR
Período Regencial (1831 a 1840)
O período regencial de estende da abdicação de D. Pedro I em 1831 a coroação de d Pedro II em 1840. Neste período conturbado politicamente econômica e principalmente socialmente do Brasil o governo e dirigido por regentes.
Os deputados e senadores ganharam poderes de decisão política As origens dos conflitos estavam no unitarismo versus federalismo que visavam respectivamente o poder econômico do país centralizado no Rio de janeiro e autonomia política e econômica para todo as províncias
Os dois principais partidos durante a regência foram os liberais moderadores que defendia uma pequena descentralização do poder político do Rio de janeiro para outras províncias e os liberais exaltados que apoiavam a total descentralização do poder para as províncias
Grande parte das revoltas na regência foi apoiada pelo partido liberal exaltado e visava o federalismo algumas delas: Cabanagem no Grão-Pará (atual região norte), a Balaiada no Maranhão, a Sabinada na Bahia e a Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul e Santa Catarina esta ficou separada do Brasil durante dez anos entre as outras teve destaque pois envolvia interesses não só popular mas de grande parte de latifundiários.
Todas elas se destacam pela grande participação popular, prenúncio ao governo, todas elas tinham um objetivo em comum, a diminuição dos impostos cobrados e melhor condição de vida para camada social menos favorecida, alem de pobres podemos perceber grande participação de escravos nas revoltas que almejavam sua liberdade.
Os grande latifundiários perceberam que as revoltas estavam prejudicando seus interesses econômicos com grande ameaças para libertação de escravos, resolveram então trazem uma figura que representasse a integridade do poder e a  volta a ordem, D. Pedro II , com o golpe da maior idade assume o trono aos 14 anos, foi e Regresso Conservador  


AUTORIA: Taiana dos Santos


Escola Estadual 24 de outubro
Disciplina: Historia
Estagiária: Taiana dos Santos
Nome:

EXERCÍCIO
Explique sobre a origem dos conflitos que envolviam o unitarismo o e federalismo durante o período Regencial do Brasil.

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